Rede Jovem Anne Frank Brasil

Presente em diversas cidades, a Rede Jovem Anne Frank Brasil reúne jovens interessados na história de Anne Frank, que se unem com o propósito de defender a igualdade, a liberdade e a promoção da democracia por meio do diálogo e da comunicação não-violenta.

Atualmente com 64 jovens, a Rede no Brasil realiza atividades culturais e educativas, com base no Programa Educativo Anne Frank desenvolvido pela Anne Frank House em Amsterdam.

Integrantes da Rede Jovem Anne Frank, realizam atividades em Santos, SP.

Em 2019, quase 300 atividades Anne Frank foram promovidas no país. Todo o empenho e, em especial, o engajamento dos seis Hubs Anne Frank e o protagonismo dos jovens integrantes da Rede Jovem Anne Frank pelo país, colocaram o Brasil em posição de destaque em número de atividades Anne Frank no mundo. Suas atividades, que trazem a história de Anne Frank e fatos históricos relacionados ao período da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, são importantes ferramentas de diálogo e reflexão em meio a um momento desafiador no país, com o aumento dos crimes de intolerância e a crescente retomada de grupos que resgatam discursos fascistas.

E é neste contexto que Anne Frank surge como inspiração. Dando aos jovens papel central nas mudanças necessárias na sociedade, por meio do diálogo e comunicação não violenta, assegurando a democracia e a igualdade.

On-line: período de isolamento social conecta Rede Anne Frank pelo mundo

2020 começou a todo vapor com as atividades Anne Frank no Brasil. Nos primeiros três meses, foram realizadas reuniões, treinamentos Toolkit em Cabreúva e Santos.  A exposição Aprendendo com Anne Frank, que havia iniciado em Teresina, foi um grande sucesso, chamando a atenção da imprensa local para a atividade. Ainda, em São Bernardo do Campo, a mesma exposição, contou com a presença especial dos jovens da Rede Jovem Anne Frank Santos, que foram monitores por um dia. 

Treinamento Tool Kit em Belo Horizonte

Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais foram suspensas e aguardam a mudança do cenário para que possam ser retomadas. Entretanto, o isolamento social não foi motivo para que os jovens participantes da Rede Jovem Anne Frank pelo país parassem suas atividades. Com as ferramentas de comunicação on-line, o grupo, que conta com 64 participantes, tem se reunido semanalmente para definir as estratégias de ações, sendo uma importante rede de protagonismo. 

No início de abril, um webinar sobre os 75 anos da libertação da Europa do regime nazista reuniu 49 jovens representantes de diversos países para falar sobre liberdade. Da ação, uma campanha mundial será publicada nas redes sociais da Anne Frank Youth Network, que contará com conteúdo produzido pelos jovens brasileiros.

Acompanhe a Rede Jovem Anne Frank pelas redes sociais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s