Anne Frank desembarca em escolas de Cabreúva para estimular a leitura

Exposição “Lendo e Escrevendo com Anne Frank” propõe uma trilha de conhecimento por meio da história da jovem e envolve crianças em atividades de escrita e leitura

A exposição “Lendo e Escrevendo com Anne Frank”, promovida pelo Instituto Plataforma Brasil entra em cartaz no próximo dia 11 de setembro na Biblioteca Municipal Basilides Godoy, em Cabreúva. A abertura será no dia anterior, na EMEB Professora Jaira Batista Santana da Silva. Já no dia 30 de setembro é a vez da EMEB Zaira Spina Federzoni realizar a abertura da exposição aos alunos.
Na oportunidade, os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula durante todo o mês de preparação serão apresentados.
O público poderá visitar a exposição até dia 15 de outubro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h – horário de funcionamento da Biblioteca Municipal.

A mostra, projetada para estudantes com idade entre 7 e 15 anos tem como foco Anne Frank escritora, sem perder de vista sua vida, família e o contexto histórico da época.
As crianças menores participarão de uma roda de contação de histórias, promovida pelos jovens integrantes da Rede Jovem Anne Frank Cabreúva que trará “Os contos do esconderijo”, de autoria de Anne. Os trabalhos realizados em sala de aula pelos alunos das duas escolas também serão expostos na biblioteca ao público em geral.

Alunos e professores das duas escolas municipais vêm se preparando há um mês com capacitações do Programa Educativo Anne Frank, e trabalhado em sala de aula os temas propostos pela exposição, que levam à reflexão sobre temas como discriminação e preconceito e que são importantes ferramentas pedagógicas.

Composta por painéis e vídeo, onde crianças e jovens interagem ativamente, a exposição proporciona estímulo à leitura e redação e desenvolve a percepção e a criatividade nas crianças e jovens envolvidos. O Caderno de Atividades, desenvolvido pela Anne Frank House traz exercícios que encorajam o estudante a praticar e expandir suas habilidades em leitura e escrita por meio de uma trilha de conhecimento da história de Anne e de si mesmo.

A exposição foi possibilitada por meio de fundos do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) a partir da parceria com a publicadora de conteúdos financeiros Empiricus. A Secretaria Municipal de Educação de Cabreúva também é parceira no projeto e fornecerá o transporte dos alunos à Biblioteca.

“A educação e a cultura são fatores de extrema importância para a transformação do nosso País. Por isso, iniciativas que estimulam a leitura e promovem a troca de conhecimento, principalmente entre crianças e adolescentes, são muito relevantes e devem ser incentivadas cada vez mais”, afirma Caio Mesquita, CEO da Acta Holding, empresa que controla a Empiricus.

Lendo e Escrevendo com Anne Frank

Anne Frank driblava o dia-a-dia entediante lendo e escrevendo. Estas foram duas grandes companhias que teve durante o período em que passou escondida com sua família no Anexo Secreto, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os livros, bem como alimentos e outros itens necessários, eram trazidos por quatro funcionários da empresa. Em um dos trechos de seu Diário ela relata a importância da leitura em seus dias:
“A Miep é o nosso burro de carga, coitada! Quase todos os dias descobre uma hortaliça e a traz na sua saca amarrada à bicicleta. Também é ela quem cuida, todos os sábados, da troca dos livros, na biblioteca. Estamos sempre ansiosamente à espera do sábado, como criancinhas que esperam por um presente. As pessoas que estão em liberdade e levam uma vida normal não podem calcular o que significam os livros para gente isolada do mundo exterior. Ler, estudar e ouvir rádio…É este o nosso mundo!”

11 de julho de 1943
A leitura tem a capacidade de formar cidadãos ativos na construção de uma sociedade mais consciente e crítica, além de ser uma das formas que dispomos para a interação com o ambiente em que estamos inseridos e para nossa compreensão do mundo. Ela desperta diferentes habilidades nas crianças, como a linguagem, a ampliação de vocabulário, a criatividade e a descoberta do mundo imaginário.

Inspirada por seu legado, a exposição “Lendo e Escrevendo com Anne Frank” estimula as reflexões e o pensamento crítico sobre o papel e as possibilidades de resposta de cada indivíduo diante dos desafios sociais que enfrentam e promove a oportunidade de diálogos significativos sobre assuntos atuais a partir de acontecimentos históricos marcantes.

Exposição Lendo e Escrevendo com Anne Frank

Abertura na EMEB Professora Jaira Batista Santana da Silva, dia 10 de setembro
Abertura na EMEB Zaira Spina Federzoni, dia 30 de setembro

Exposição aberta ao público de 11 de setembro à 15 de outubro
Segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Biblioteca Municipal Basilides Godoy
Av. Marciano Xavier de Oliveira, 364 – Centro, Cabreúva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s