Dia Internacional da Mulher Negra

Por Luana Salvador, integrante da Rede Jovem Anne Frank Cabreúva

Hoje comemoramos no Brasil, o Dia da Mulher Negra, instituído pelo governo pela Lei n°12.987/2014, em 2014. Essa data foi inspirada no Dia da Mulher Afro-Latina Americana e Caribenha , criado em julho de 1992, com a realização do 1° encontro de mulheres afro da América Latina e Caribe. Hoje também comemoramos o legado de Tereza de Benguela, líder quilombola que viveu no Mato Grosso, durante o século XVIII, e que se tornou um símbolo de resistência e orgulho da mulher negra, ao governar o Quilombo de Quariterêre . Foi morta pelo Estado, assim como tantas figuras negras de nosso país, caladas por resistirem ao sistema.

Nessa data tão importante são realizados eventos em celebração e conscientização sobre história e a atual situação das mulheres negras no país. Nossa história nunca foi gentil á essas mulheres, que desde o inicio de nossa nação, foram sacrificadas a servirem como mão de obra, amas, prostitutas e amentes para várias gerações de opressores. A atualidade tão pouco se mostra evoluída, como apontam as estatísticas. Dados do Retrato da de Desigualdade de Gênero e Raça, apontam que as mulheres negras correspondem a uma população de 55,6 milhões, chefiam 41,1% das famílias negras do país e recebem 58,2% do salário das mulheres brancas. Elas também são as maiores vítimas de violência. Correspondem a 59, 4% das vitimas de violência doméstica , são 62,8% das vitimas de mortalidades maternas e tem 2 vezes mais chances de serem assassinadas do que mulheres brancas.

Mesmo diante desse cenário amedrontador, elas não se calam, elas não se entragam: Elas resistem. Resistem nas tradições, resistem no idioma, na medicina, na arte, resistem em sua ancestraliedade. Que nesse dia reconheçamos a importância da mulher negra na construção desse país e que lutemos junto delas para de que uma vez por todas, ocupem lugares de destaque em nossa sociedade.

Viva a mulher negra! Viva Tereza de Benguela! Viva o Axé!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s