A importância de participar de um projeto social

Fazer a diferença na vida de outras pessoas é motivador. Ter uma atividade ou mesmo trabalho que tenha como propósito mudar a realidade das pessoas tem uma importância incrível, em especial na formação dos jovens. Disponibilizar uma parte do seu tempo para dedicar-se a outras pessoas pode parecer pouco, mas, certamente, no final todos saem ganhando.

Afinal, aposto que em sua cidade ou bairro há projetos sociais que precisam de energia nova, ideias engajadoras e que, com certeza, terão espaço para que você possa dar o seu melhor – e mudar o mundo

A Rede Jovem Anne Frank Brasil é um exemplo de energia que, a partir do legado de Anne Frank, promove uma série de atividades educativas que trazem a reflexão sobre igualdade de direitos, combate ao preconceito, discriminação e promoção da democracia e liberdade de expressão. Reunidos quinzenalmente, os jovens da Rede debatem temas de interesse para a juventude e são importantes ferramentas de protagonismo juvenil na cidade.

Para fazer parte, entre em contato com o grupo pelo Instagram: @redejovemannefrankbr ou pelo e-mail do Instituto Plataforma Brasil: producao@ipbrasil.org

Mas, se você ainda tem dúvidas, listamos 4 motivos pelos quais participar de um projeto social faz bem tanto para os beneficiados como para quem ajuda:

1. VOCÊ SE SENTE PARTE DE UM TODO

Ao desenvolver um projeto social, descobrimos que não podemos simplesmente cruzar os braços e cobrar do governo tudo o que deve ser feito pelas comunidades carentes e minorias. É claro que reivindicar a parte do setor público é importante, mas por que não começarmos a mudança social que desejamos por nós mesmos? Uma ideia sem ação é vã. Coloque em prática o que acredita ser necessário para mudar o mundo e você verá a mudança começar a acontecer.

2. PROJETOS SOCIAIS MELHORAM O NETWORKING

Conhecer novas pessoas é uma maneira de adquirir mais experiência e maturidade. Além disso, proporciona a chance de aumentar a rede de contatos profissionais. É bastante comum trabalhar em um programa de voluntariado com pessoas que optaram pela mesma carreira que você.

Assim, é mais fácil estar bem informado sobre oportunidades no mercado de trabalho e de ser indicado para ocupar uma vaga em uma empresa de renome. Inegavelmente, isso é positivo para aumentar a empregabilidade.

Também é relevante ter contato com colegas de profissão para obter dados sobre as novas tendências e conhecer cursos de capacitação que podem melhorar o seu desempenho. Ao estar mais qualificado, você amplia as chances de ser reconhecido pelo trabalho desenvolvido na carreira.

3. VISÃO POSITIVA DAS ORGANIZAÇÕES SOBRE OS PROJETOS SOCIAIS PARA JOVENS

Diversas corporações valorizam os que participam de projetos sociais. Quando um profissional tem no currículo a experiência em atividades de caráter voluntário, as empresas passam a vê-lo com outros olhos. Isso acontece porque as organizações priorizam as pessoas que sabem trabalhar em equipe e têm condições de conviver de maneira harmônica com as diferenças.

Os funcionários são bem mais produtivos quando estão acompanhados de pessoas com quem possuem um bom relacionamento. Essa postura faz com que as empresas priorizem os colaboradores com participação em projetos de voluntariado.

4. EMPATIA FAZ A DIFERENÇA

O trabalho voluntário faz com que as pessoas tenham uma visão de mundo mais positiva. Ao invés de ficarem bastante irritadas com algum problema, elas passam a ter uma postura mais natural diante das dificuldades.

Dessa forma, o indivíduo se mantém mais calmo e tranquilo. Além disso, se mostra mais aberto ao convívio social Esses fatores permitem o desenvolvimento da empatia, favorecendo uma relação mais harmônica com os familiares, amigos e colegas de trabalho.

Sem dúvida, uma pessoa tem mais chance de desenvolver boas ações no mercado de trabalho e nos demais segmentos sociais ao inspirar confiança nos que estão ao redor. Por isso, a empatia é muito importante.

É fácil perceber que participar de um trabalho como voluntário traz enormes benefícios nos segmentos pessoal e profissional. Ou seja, não faltam motivos para você se envolver com essa atividade.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s