Go Alemoa Go: retomada das atividades

Empoderar a comunidade por meio de atividades culturais e esportivas que promovam o protagonismo juvenil, que fortaleçam as competências dos moradores locais e que inspirem ações colaborativas: este é objetivo do trabalho desenvolvido pelo projeto Go Alemoa Go.

No ano passado, uma série de atividades foi desenvolvida, conectando toda a comunidade local em ações do Programa Educativo Anne Frank e em atividades esportivas, baseadas na metodologia do Cruyff Court Ermelino Matarazzo.

O impacto positivo do projeto começa a dar frutos: antes mesmo da retomada da programação oficial de 2019 que aconteceu em abril, jovens da Rede Jovem Anne Frank Santos, formada por 14 adolescentes que receberam formação do programa em 2018 na UME Oswaldo Justo, passaram a se reunir para pensarem juntos as atividades deste ano. Até o momento foram 16 encontros, entre reuniões de planejamento, treinamento e visitação aos locais onde as ações serão realizadas.  

Membros da Rede Jovem Anne Frank de Santos

Dentre as atividades da Rede Jovem Anne Frank Santos está a visita ao Orquidário Municipal de Santos, que integrará o Na Onda com Anne Frank – projeto que visa a valorização do local onde vivem, propondo reconhecer suas belezas e se conectar com as reflexões de Anne Frank sobre a vida e as limitações que estava vivendo.

Encantados com a atividade proposta pelos jovens, gestores do Orquidário ofereceram uma capacitação aos adolescentes da Rede, que guiarão alunos do quinto ano durante a visita. No passeio, além de conhecerem as belezas locais, o público encontrará frases de Anne pelo caminho.

Visita ao Orquidário de Santos

Ainda na programação para 2019, estão atividades educativas nas escolas Bartolomeu Gusmão e  UME Oswaldo Justo. A primeira, que atende alunos do Ensino Médio, promoverá atividades relacionadas à exposição Deixe-me Ser Eu Mesmo, que aborda temas como identidade e diversidade, nos meses de agosto e setembro. Na UME Oswaldo Justo, os alunos irão desenvolver atividades relacionadas à exposição Anne e Nanette, em comemoração aos 90 anos das duas amigas. Nanette Blitz Konig foi amiga de classe de Anne e sobrevivente do Holocausto.

Exposição Deixe-me Ser Eu Mesmo

As atividades esportivas, baseadas na metodologia do Cruyff Court Ermelino Matarazzo foram retomadas em abril, com a chegada de um novo educador, Allan Fernando. Como forma de integrar a comunidade e trazer melhorias ao espaço onde acontecem as aulas, no início do mês de junho será realizado um mutirão com toda a comunidade e voluntários, colaboradores da Vopak para a reforma da quadra.

Para acompanhar as atividades realizadas na comunidade, curta nossa pagina no Facebook: https://www.facebook.com/goalemoago

O Go Alemoa Go é um projeto de desenvolvimento local promovido pela Vopak / WeConnect e executado pelo Instituto Plataforma Brasil na comunidade de Alemoa, em Santos, litoral de São Paulo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s