O projeto de transformação social, Go Alemoa Go, realizado pelo Instituto Plataforma Brasil, em parceria com a Vopak do Brasil e a WeConnect, iniciou suas atividades no Bairro Alemoa, em Santos, litoral de São Paulo.
O objetivo geral do projeto é a promoção de desenvolvimento social e sustentável da comunidade Alemoa, por meio de um plano estruturado que promove o fortalecimento das competências dos jovens e das pessoas da comunidade, inspirando ações colaborativas que ampliem horizontes e estabeleçam novas relações: entre pessoas, organizações sociais e empresas da comunidade, e de todos com a cidade.
Tendo como base os programas educativos, culturais e esportivos já em andamento pelo IPB: Programa Educativo Anne Frank e Cruyff Court, a equipe desenvolveu uma metodologia adaptada à realidade do bairro, com foco nas particularidades e realidade em que eles vivem.
Dentre as atividades, também estão a promoção de palestras educativas, como a que aconteceu durante o mês de setembro, com foco no Setembro Amarelo que debateu sobre depressão e outras doenças mentais, com o objetivo de encontrar formas para a prevenção do suícidio.
Na escola onde ocorrem as atividades Anne Frank, os alunos já estão sendo inseridos na história e têm tido contato com a literatura e cinema deste universo, criando materiais para uma exposição que acontecerá em outubro. As ações tem como objetivo ampliar os horizontes dos jovens e buscar identificação e relação dialógica entre suas vidas e a história da garota judia que norteia o programa.
Ainda em outubro, será realizado um evento em comemoração ao Dia das Crianças, que une esforços da comunidade, equipe do Instituto e da Vopak, que está mobilizando seus colaboradores para participar ativamente.
Saiba mais sobre as atividades diárias do projeto em sua página no Facebook: http://www.facebook/goalemogo